UNESC promove eventos para comemorar a Semana Brasileira de Enfermagem

Cuidado de lesões de pele, Enfermagem Forense, assistência em UTI, cuidado à pessoa diabética e queimaduras são alguns dos temas que serão debatidos no o I Seminário Macrorregional do Cuidar em Enfermagem, que será realizado de 14 a 16 de maio na UNESC  (Universidade do Extremo Sul Catarinense). O evento será promovido com apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio do edital PROEVENTOS.

A data coincide com a 79ª Semana Brasileira de Enfermagem, organizada pela Associação Brasileira de Enfermagem e que tem como tema “A centralidade da enfermagem nas dimensões do cuidar”. Além do Seminário Macrorregional, a UNESC também está promovendo a 16ª Semana Científica de Enfermagem, o 6º Encontro de Enfermeiros e Responsáveis Técnicos e o 9º Encontro de Egressos do Curso e Enfermagem.

O objetivo dos eventos é aproximar o ensino da Enfermagem do serviço prestado por profissionais e discutir o tema central com os estudantes do nível médio e superior, docentes, profissionais.  “Parte-se do pressuposto que ensino e serviço devem caminhar juntos para que o processo formativo ocorra a partir dos cenários reais. A Unesc é uma Universidade comunitária, e desta forma busca sempre e de novo aproximar-se da sociedade e de alguma forma devolver a ela conhecimento que melhore a qualidade de vida”, diz a professora Karina Cardoso Gulbis Zimmermann, presidente da comissão organizadora do Seminário Macrorregional de Enfermagem.

Ao longo de três dias, estão previstos conferências, mini-cursos, oficinas, apresentação de banners eletrônicos oriundos das experiências dos alunos, docentes e trabalhadores da saúde. A programação completa pode ser acessada neste link.