O módulo piloto do programa de educação ambiental da Universidade, a Unisul Solar, que consiste em uma mini usina de geração elétrica por meio de fontes renováveis, foi inaugurada no Campus da Grande Florianópolis. O módulo faz parte dos projetos REGSA (sigla em inglês para Promoção da Geração de Eletricidade através de Fontes Renováveis na América do Sul) e do Links 2015: Ligações entre o consumo de energia, alimentos e água no Brasil, no contexto das estratégias de mitigação das mudanças climáticas. O projeto recebeu apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e do Fundo Newton.
20_Unisul-Solar-inaugurada
A REGSA faz parte de um consórcio de pesquisa fomentado pela União Europeia, promovido no Brasil pela Unisul e que integra as Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo, Universidade Católica da Bolívia e Universidade do Chile. Já o programa Links 2015 é uma rede internacional de pesquisa integrada pela Universidade de Cambridge e pela Unisul, através do Grupo de Pesquisa de Eficiência Energética e Sustentabilidade (GREENS).
A Unisul Solar vai produzir energia renovável através de um sistema de geração de energia solar fotovoltaica que fornece eletricidade para a Biblioteca Universitária do Campus Norte. Assim haverá uma economia na conta da eletricidade da Universidade, já que será produzido uma parte da energia consumida, além de reduzir as emissões de carbono da Unisul. Este módulo piloto materializa as pesquisas da Unisul na área da sustentabilidade energética e une as ações do REGSA e do Programa Links 2015.
A instalação do sistema foi feita pela empresa Araxá Energia Solar, que já havia sido a responsável pela instalação da 1ª Escola Solar de Santa Catarina e do Brasil, a Escola Roberto Schutz em Taquaras, em Rancho Queimado, módulo piloto do projeto REGSA, implantado entre 2012 e 2014.
O professor Baltazar de Andrade Guerra, líder do projeto REGSA e do grupo de pesquisa GREENS, destaca: “É uma grande alegria vermos a Universidade dar um passo pioneiro no caminho da sustentabilidade, num projeto que qualifica os seus ambientes de aprendizagem, e que envolve ensino, pesquisa e extensão. A “Unisul Solar” será um legado do projeto REGSA que permanecerá no Campus da Grande Florianópolis e beneficiará a nossa Universidade”.
O vice-reitor da Unisul, professor Mauri Luiz Heerdt, destacou a importância da iniciativa. “Esta é uma forma concreta de qualificarmos nosso Programa de Educação Ambiental, socialmente imprescindível para nosso meio”.
O Reitor da Unisul, professor Sebastião Salésio Herdt, congratulou-se com a iniciativa que responde à preocupação da Unisul com a sustentabilidade e a educação ambiental e saudou os relevantes resultados dos projetos.
 
Fonte: Unisul Hoje