Unoesc sedia evento gratuito sobre Base Nacional Comum Curricular

Nos dias 27 e 28 de junho, a Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina – Câmpus de  Xanxerê, sedia o VI Congresso Regional de Docência e Educação Básica – Base Nacional Comum Curricular: olhares sobre as práticas escolares e o ensino, apoiado pelo edital Proeventos, da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). A programação ocorre entre 13h30 e 22h30 em ambos os dias, totalizando carga horária de 16h.

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral

São 3 os eixos temáticos do congresso: 1) Práticas escolares: políticas educacionais, projeto político pedagógico, propostas curriculares, saberes e conhecimentos escolares, projetos interdisciplinares, avaliação educacional, gestão escolar, escola e formação integral, formação inicial e continuada de professores, relações entre escola e comunidade. Esse eixo contempla comunicações relativas ou não à BNCC; 2) Práticas de ensino: teorias e práticas educativas, processo de ensino, processo de aprendizagem, avaliação dos processos de ensino e de aprendizagem, metodologias de ensino, didática, ludicidade, práticas de educação infantil, práticas de alfabetização, educação e tecnologias, relações interpessoais. Esse eixo contempla comunicações relativas ou não à BNCC; 3) Relato de experiências: relatos de práticas docentes; relatos de estágios curriculares supervisionados, relatos experiências de formação docente, relatos de práticas de gestão escolar, relatos de experiências de organização do trabalho escolar. Esse eixo contempla comunicações relativas ou não à BNCC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC