Vale e Litoral Norte têm seis representantes entre os finalistas do Prêmio Inovação Catarinense

O Vale e o Litoral Norte do Estado têm seis entre os 37 finalistas no Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer. Os representantes mostram a diversidade do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) da região, com representantes da educação, governo e empresas privadas. A cerimônia de premiação será realizada no dia 27 de junho, às 14h, na sala de cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.  

O prêmio, criado por meio da Lei 14.328, de 2008 (Lei Catarinense de Inovação), homenageia a memória do Professor Caspar Erich Stemmer, personalidade catarinense de destaque nacional no desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) é responsável por sua organização.

“É um momento muito importante para o ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) de Santa Catarina”, afirmou a presidente interina da Fapesc, Letícia Maria da Silva. “O prêmio é um reconhecimento aos nossos empreendedores e inovadores e tem a função de estimular ainda mais o desenvolvimento do nosso Estado”.  

Em relação à educação superior, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) tem dois finalistas no prêmio: Valdir Cechinel Filho, de Itajaí, concorre na categoria Pesquisador Inovador; enquanto Bianka Capucci Frisoni, de Balneário Camboriú, disputa na categoria Professora Inovadora. 

A região conta ainda com representante da Educação Básica. Bruna Gehlen do Amaral, da EEB Maria Rita Flor, de Bombinhas, é finalista na categoria Jovem Estudante Inovador. 

Os órgãos públicos também representam as regiões. A prefeitura de Blumenau é uma das finalistas na categoria Governo Inovador. 

Os outros dois finalistas são empresas. A Zaelo Negócios Públicos e Privados, de Itajaí, concorre na categoria Inovação em Serviço ou Processo. Já a BN Papel Catarinense, de Benedito Novo, é finalista na categoria Inovação de Impacto Socioambiental.  

Mais informações para a imprensa:

Maurício Frighetto
Assessoria de Imprensa
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC – Fapesc
E-mail: mauricio.frighetto@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (48) 99932-4209
Site: www.fapesc.sc.gov.br