Um evento em prol do intercâmbio de experiências na área de computação, de maneira informal, porém técnica, misturando atividades técnico-científicas com atividades de lazer, ao ar livre, será realizado de 4 a 7 de maio no Oceania Park Hotel, em Florianópolis, com apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). O VIII Computer on the Beach contará com palestras e minicursos focados em temas como Cidades Inteligentes, Segurança, Forense Computacional, Internet das Coisas, Machine Learning, Programação para Dispositivos Móveis, Micro Serviços utilizando Java, Use Case 2.0, dentre outros temas.

Neste ano o evento reunirá profissionais, pesquisadores e acadêmicos de todas as regiões brasileiras, a fim de discutir as tendências de pesquisa e mercado da computação em suas mais diversas áreas. “Além disso, teremos a quinta edição do concurso de trabalhos técnicos em informática para alunos do Ensino Médio, e também a segunda edição do Workshop Meninas Digitais que discute a participação das mulheres na área de TI”, disse a Professora Dra. Anita Maria da Rocha Fernandes, coordenadora do Curso de Graduação em Ciência da Computação da UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí). “Teremos também o Encontro de Coordenadores de Cursos de Computação, organizado pela Sociedade Brasileira de Computação através de sua regional em Santa Catarina.
A UNIVALI   e o Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar, por meio dos seus cursos de Ciência da Computação (Campus Kobrasol São José) e de Engenharia de Computação do (Campus Itajaí), estão por trás deste evento técnico científico. O Computer on the Beach tem alcançado ao longo de sua existência números expressivos, tendo atraído 536 participantes em 2013, e promete superar expectativas nesta oitava edição. O evento procura unir “o útil ao agradável” em prol de um intercâmbio de experiências, discutindo de maneira informal, porém técnica, misturando atividades técnico-científicas com atividades de lazer, ao ar livre, das quais se pode desfrutar na praia de Ingleses, segundo a professora que submeteu a proposta de realização ao Proeventos. Este programa da FAPESC contempla, via chamada pública, eventos que contribuam para o desenvolvimento da Ciência,Tecnologia e Inovação em Santa Catarina, nas categorias estadual e regional, nacional e internacional.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC