O 1º Workshop em Gestão, Internacionalização e Logística que será realizado nos dias 5 e 6 de maio na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), reunirá a comunidade acadêmica e empresarial. Durante o evento, serão compartilhados conhecimentos e experiências sobre os desafios e as oportunidades da internacionalização para as pequenas, médias e grandes empresas.
As atividades serão realizadas no auditório IV, setor E1, do Campus Itajaí. Na programação, estão previstos três painéis de discussão que serão conduzidos por professores com ampla experiência e pesquisas na área de internacionalização. Além disso, haverá apresentações de pôsteres que permitirão a exposição e o debate na comunidade científica de alguns resultados e lacunas existentes na temática em análise, e que poderão auxiliar na condução de novos trabalhos.
wgil_cabecalho
No primeiro painel, a professora convidada Maria Tereza Leme Fleury debaterá com as empresas WEG, Dudalina e Villa Germânia sobre as dificuldades no processo de internacionalização por porte de empresa. No segundo dia, o pesquisador Afonso Fleury conduzirá o debate com entidades ligadas ao comércio exterior brasileiro, entre elas, ApexBrasil, Banco do Brasil e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-SC), sobre os incentivos às empresas que buscam se internacionalizar. No último painel, a professora Hilka Pelizza Vier Machado falará sobre educação básica e empreendedorismo, tendo como participantes da discussão alunos do Colégio de Aplicação da Univali (CAU).
O 1º Workshop em Gestão, Internacionalização e Logística é promovido pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas Gestão (Ceciesa – Gestão), pelo Programa de Mestrado Profissional em Administração: Gestão, Internacionalização e Logística (PMPGIL) e pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Univali, e tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com apoio do Hotel Infinity Blue e das empresas e entidades mencionadas.
As inscrições para o evento podem ser feitas clicando aqui. O investimento varia entre R$40,00 e R$50,00, é importante atentar-se aos prazos de acordo com a categoria da inscrição: ouvinte ou apresentação de pôster.

Confira a programação:
5 de maio de 2016 (quinta-feira)
Credenciamento: 17h às 19h.
Painel 1: 19h15 às 22h.
Tema: Dificuldades da Internacionalização por porte de empresa: o caso da Pequena, Média e Grande empresa.
Painelistas: Empresas convidadas.
Debatedora: Profª. Drª. Maria Tereza Fleury.

6 de maio de 2016 (sexta-feira)
Painel 2: 09h às 12h.
Tema: Incentivos à Internacionalização por porte.
Painelistas: Entidades ligadas ao Comércio Exterior do Brasil.
Debatedor: Prof. Dr. Afonso Fleury.
Painel 3: 14h às 15h.
Tema: Educação Básica e Empreendedorismo.
Painelistas: Colégio de Aplicação da UNIVALI.
Debatedora: Profª. Drª. Hilka Pelizza Vier Machado
Intervalo: 15h15 às 15h45.
Sessão de Pôsteres: 16h às 17h30.
Sessão de Encerramento e Premiação do Melhor Pôster: 17h30.
Fonte: Natália Uriarte Vieira – UNIVALI