A Fundação CERTI, de Florianópolis, acaba de ser acreditada pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) para realizar inspeções na área de Eficiência Energética de Edifícios Residenciais, que incluem unidades unifamiliares, como casas e apartamentos, e multifamiliares, como condomínios. A instituição já era acreditada para inspeções de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos, e agora passa a ser a primeira a realizar avaliações em residências. Ou seja, a CERTI é a única instituição no País que pode conceder a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), que orienta o consumidor sobre os níveis de eficiência energética desses edifícios.

Para a concessão da ENCE residencial, pode ser feita a avaliação de cada unidade habitacional, das áreas comuns (corredores, escadas, playground, etc…) e total da edificação multifamiliar. Neste caso, a etiqueta é concedida depois de todas as unidades unifamiliares (apartamentos ou casas) terem sido etiquetadas. Assim, edificações multifamiliares e condomínios residenciais recebem a ENCE.

O processo de etiquetagem acontece em duas etapas: Inspeção do Projeto e Inspeção do Edifício Construído (ENCE final), que podem ocorrer de forma unificada para as construções já existentes. São dois critérios que devem ser avaliados em conjunto nas unidades habitacionais: envoltória e aquecimento de água. Para isso, a CERTI dispõe de uma equipe de especialistas das áreas de arquitetura e engenharia civil.

Até o momento, 21 edificações multifamiliares e 2028 apartamentos possuem a Etiqueta do Projeto.  Em relação às unidades unifamiliares, são 8 casas e 1 apartamento que possuem essa etiqueta, além de 2 casas e um apartamento que possuem a Etiqueta de Edifício Construído. O Agente de Negócios do Organismo de Inspeção em Eficiência Energética de Edificações (OI3E) da Fundação CERTI, Jeferson Amaral, acredita que a tendência natural é acontecer uma procura maior pela ENCE. “Esse é um movimento irreversível. Com acesso à informação, novos proprietários irão exigir mais das próprias construtoras e isso terá um impacto positivo na redução de consumo de energia”, afirma.

O Organismo de Inspeção em Eficiência Energética de Edificações (OI3E) da CERTI foi criado por intermédio de uma parceria com o LabEEE (Laboratório de Eficiência Energética em Edificações da Universidade Federal de Santa Catarina)  e  com apoio da ELETROBRAS.  

Informações sobre a ENCE podem ser obtidas no site (www.certi.org.br) ou pelos contatos: Fone: (48) 3239 2146   e-mail: oi3e@certi.org.br