11.01.2010

“Florianópolis perdeu a chance de sediar um grupo da Copa, mas ganhou a oportunidade para liderar um grande projeto de inteligência da Copa de 2014”. Esta foi a afirmação do diretor de Inovação da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), Eduardo Costa, entidade ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, ao falar na assinatura do convênio de repasse de R$ 3,2 milhões para dar início ao planejamento de iniciativas inovadoras que integrarão os jogos da Copa do Mundo de 2014.    

O convênio foi assinado em cerimônia realizada no Centro Administrativo do Governo do Estado e contou ainda com a presença do governador Luiz Henrique da Silveira, do superintendente geral da Fundação CERTI, Carlos Alberto Schneider, e do presidente do Sapiens Parque, Saulo Vieira. O projeto será capitaneado pela Fundação CERTI, em parceria com a PUC do Rio de Janeiro. A Fundação terá a incumbência de planejar, desenvolver e lançar inovações que irão promover a imagem do Brasil mundo afora. Com um perfil multitemático, o Sapiens Parque funcionará como um dos laboratórios para desenvolvimento e aplicação dos projetos. A sede deve ficar instalada no Centro de Inovação do Sapiens Parque, com inauguração prevista para março próximo.   

Santa Catarina já integra o programa desde a concepção e recebeu elogios do presidente Lula depois da apresentação preliminar, em outubro do ano passado. Denominado de Copa 2014 Bis, o projeto busca associar a Copa a um dos maiores inventos da humanidade, o avião do brasileiro Santos Dumont. Inicialmente, o programa vai desenvolver sete potenciais projetos nas áreas de convergência digital, energias renováveis, interatividade e internet, que serão desenvolvidos em parceria com diversas instituições de ciência e tecnologia do país. “Uma das propostas é a de lançar um passaporte eletrônico, com todos os dados dos usuários, para facilitar a passagem dos visitantes nas alfândegas durante o período dos jogos”, anunciou o diretor da Finep, Eduardo Costa.

De acordo com José Eduardo Fiates, diretor executivo do Sapiens Parque e membro da Fundação CERTI, “a Copa no Brasil será uma excelente oportunidade para mostrar ao mundo que não somos criativos apenas no futebol e que o País é referência em várias áreas”. Já o superintendente geral da CERTI, Carlos Alberto Schneider, acredita que o projeto é mais um grande desafio para o Polo Tecnológico da Grande Florianópolis e para as empresas, institutos e universidades. “Todas estas instituições devem se unir pela criatividade para apresentar o Brasil ao mundo com as mais avançadas tecnologias de convergência digital”, resumiu.     

Primeira Via Comunicação
(48) 3024 2007
www.1via.com.br