18.01.2010

alt
Resultado de articulações de lideranças na Região Serrana e do Governo do Estados na atração de uma nova fábrica e um centro de P&D da multinacional ZF, e a aprovação de um projeto do Edital FAPESC/SDRs com investimentos da CODESC, viabilizaram a inicialização do Projeto Parque Tecnológico da Região Serrana.

Aprovado no contexto do Edital 012/2009 – FAPESC – SDRs, com uma contrapartida e envolvimento da CODESC – Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina, o Projeto do Parque Tecnológico da Região Serrana iniciou sua etapa de planejamento e busca de licenciamentos, tendo o Centro de Empreendedorismo Inovador – CEI da Fundação CERTI como executor responsável.

O Parque Tecnológico deverá contemplar desejos, diretrizes e conquistas da comunidade regional e de todo o Estado de Santa Catarina, abrigando:

* Centros de Inovação, empresas âncora e empresas de base tecnológica para setores de metal-mecânica, alimentos, madeira e celulose e outros a serem definidos pelos estudos.
* A nova fábrica ZF-Brasil e um grupo de empresas fornecedoras, constituindo mais uma das unidades produtivas das, tecnologicamente avançadas e mundialmente renomadas, transmissões veiculares ZF.
* Um autódromo para provas automobilísticas, padrão internacional, servindo, também, toda a infra-estrutura de pistas para campo de prova de veículos/transmissões da ZF.
* Um centro de capacitação, Pesquisa & Desenvolvimento nas tecnologias e ensaios requeridos pelas empresas do Pólo ZF e do cluster metal-mecânico da região.
* Incubadora de Empresas em conexão com todas as Universidades, Centros de Pesquisa, Escolas Técnicas da Região para criação e fortalecimento de empresas de base tecnológica estratégicas ao desenvolvimento regional.

No dia 29 de dezembro último a comunidade da região serrana catarinense comemorou a assinatura do Protocolo de Intenções Multi-institucional, fundamental para a atração do Pólo Industrial ZF, firmando-se os seguintes propósitos:

Da CODESC = desenvolver com parceiros o projeto do Parque Tecnológico da Região Serrana e seus licenciamentos;

Da FAPESC = patrocinar a implantação de um Centro de Capacitação, Pesquisa e Desenvolvimento auto-sustentável para o cluster que terá a ZF como âncora.

Do Município de Lages = disponibilizar para o Parque Tecnológico uma gleba de terras de no mínimo 2,5 milhões de m2.

Da UFSC = implementar/fortalecer seus cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Industrial Mecânica na Região Central do Estado.

Da ZF = protocolar junto a PML, até 30 de setembro de 2010, seu projeto do Pólo Industrial, visando a construção de nova planta industrial da ZF e de outras empresas fornecedoras.

A solenidade de assinatura do Protocolo de Intenções aconteceu na Câmara Municipal de Lages, com a participação do Sr. Governador Luiz Henrique da Silveira, do Deputado Estadual Elizeu Mattos, do Prefeito Municipal de Lages, Sr. Renato Nunes de Oliveira, do Presidente da ZF na América do Sul, Eng. Wilson Bricio e de muitas outras autoridades governamentais e empresariais.

alt

Legenda: Autoridades comemoram a assinatura do Termo de Intenções do Pólo Industrial ZF-Brasil no Parque Tecnológico da Região Serrana (Foto: Antônio Vieira).