Com a abertura do escritório de representação da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) no Rio de Janeiro, ampliou-se a facilidade na oferta dos cursos da plataforma EducAnpei na capital carioca. O próximo curso a ser realizado na cidade é o de “Organização e Planejamento para Inovação”, com aulas nos dias 1º e 2 de julho. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho.

O curso integra a rota de formação “Gestão da Inovação” do EducAnpei. Ao final dele, os participantes deverão ser capazes de entender e aplicar os conceitos de inovação, de promover ambientes inovadores na empresa e compreender qual o perfil dos gestores de inovação, realizar o planejamento da inovação e saber como inseri-lo na gestão estratégica da empresa.

As aulas serão dadas por Dorzeli Salete Trzeciak, que tem graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é consultora técnica do Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina, atuando na área de gestão e inovação e doutoranda em Engenharia de Produção e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Inovação, Gestão e Tecnologia da Informação (IGTI) da UFSC.

“O custo de se fazer pesquisa, desenvolvimento e inovação no Brasil é elevado e nossa produtividade é baixa, o que nos coloca em uma situação desfavorável no cenário internacional”, afirma Naldo Dantas, secretário executivo da Anpei. “Atuar no desenvolvimento de competências e networking dos profissionais de PD&I é chave para alterarmos esta situação”, completa.

Muitas competências ainda precisam ser desenvolvidas pelos profissionais de P,D&I no Brasil, como, por exemplo, a gestão de stage gate – o processo de acompanhamento das várias etapas dos projetos em carteira de uma empresa. “Um dos elementos que dá muita velocidade ao processo de inovação e confere produtividade ao centro de P,D&I é ter uma dinâmica de stage gates bem balanceada em termos do risco, do tempo e do valor da entrega”, explica. Ajudar as empresas a desenvolver as competências necessárias para serem mais eficientes em suas atividades de P,D&I é um objetivo da plataforma EducAnpei. Mais informações e inscrições para o curso “Organização e Planejamento para Inovação” no endereço http://pca.anpei.org.br/PresencialDetalhes.asp?TurmaID=190.

EducAnpei – Os cursos oferecidos pela Anpei integram a plataforma EducAnpei , resultado da reformulação do programa de cursos que a Anpei já oferecia, dentro de sua missão de contribuir para o fortalecimento da cultura da inovação. Além de conteúdos novos, o EducAnpei terá suporte da rede social da Anpei, que será lançada em breve e permitirá o estabelecimento e manutenção de networking e facilitará as práticas de aprendizado coletivo. O calendário completo dos cursos pode ser consultado no site http://pca.anpei.org.br/Presenciais.asp.

Sobre a Anpei – Associação Nacional de P&D das Empresas Inovadoras

Promover a inovação tecnológica como fator estratégico para a competitividade das empresas é principal objetivo da Anpei. Para tanto, atua na formulação de políticas públicas de apoio às atividades inovativas, no aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Inovação e na capacitação das empresas e instituições científicas e tecnológicas para o melhor aproveitamento de seu esforço inovador. Promove cursos, workshops e sua Conferência anual, além de divulgar várias iniciativas na área de inovação por meio de seu site, boletins eletrônicos e do jornal Engenhar. A Anpei foi criada em 1984, está sediada em São Paulo e sua atuação se dá em nível nacional.

Fonte: Acadêmica Agência de Comunicação

Assessoria de imprensa da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei)

Érika Coradin

Twitter: www.twitter.com/erika_coradin