A Federação Catarinense de Entidades de e para Cegos – FeCEC  e a Associação Catarinense para Integração do Cego – ACIC realizarão, nos dias 06 e 07 de setembro de 2013, o I Seminário de Tecnologia Assistiva e Cidadania da Pessoa com Deficiência Visual, no hotel Canto da Ilha, localizado em Florianópolis. O período de inscrição é de 15 de junho a 15 de agosto de 2013. Detalhes no link: www.meempi.com/acic

O objetivo do seminário é discutir tecnologias assistivas e a cidadania da pessoa com deficiência visual, ampliando assim o debate a cerca das questões relacionadas ao tema. Entre elas está a bengala longa eletrônica, desenvolvida com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) pela por equipe coordenada por Alejandro Rafael Garcia Ramirez, Professor da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, que tem Doutorado em Engenharia Elétrica. A proposta foi selecionada por meio da chamada pública do Programa Sinapse da Inovação, do governo estadual, e a bengala foi avaliada por Jairo da Silva, presidente da ACIC. Ele testou o protótipo nas ruas do centro de Florianópolis. “É uma iniciativa inovadora”, afirmou o presidente.

“Essa era a prova de fogo: o cego gostar da bengala. Mas o produto foi aprovado por eles,” diz Ramirez. “O interessante é que, se acaba a carga da bateria, eles ainda utilizam o dispositivo como uma bengala tradicional”. Dois outros deficientes visuais testam atualmente o protótipo aperfeiçoado com base no feedback dos membros da ACIC. “Um mora em Paraná e outro (outra), na Angola,” conclui Ramirez.

Fonte: Assessoria de Imprensa da FAPESC