Ação social: colaboradores da Fapesc se unem para proporcionar maior integração tecnológica para a Acic

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) completa 25 anos de história em janeiro de 2021. Para marcar essa importante data, iniciou-se uma Jornada integrando uma programação diversa. Por iniciativa dos seus colaboradores, as ações sociais não poderiam ficar de fora.

E foi justamente durante esse período que chegou até o conhecimento da Fapesc a necessidade da Associação Catarinense para Integração do Cego (Acic), com sede em Florianópolis. A entidade já é uma das beneficiadas pela Rede Catarinense de Tecnologia (RCT), que pertence ao guarda-chuva da Fapesc, e fornece links para a conexão de internet em mais de 100 instituições de Santa Catarina.

O dilema era que os equipamentos precisavam de atualização para que a internet pudesse ser distribuída em todo o prédio com a mesma qualidade em que chegava. Foi quando os colaboradores da Fapesc abraçaram a causa e, de forma voluntária, organizaram uma “vaquinha” para a compra de novos aparelhos.

Foram adquiridos um switch com 24 portas, dois Gbic (interface), três Echo Dot (3ª Geração): Smart Speaker com Alexa e quatro roteadores wifi TP LINK C6. A instalação foi realizada pela equipe de Tecnologia da Informação da Fapesc.

A empresa WI Engenharia também se engajou e, de forma voluntária, fez o cabeamento para fibra óptica, um investimento que, em média, seria de R$ 1.500.

“Essa ação é de extrema importância para nós da Acic. Especialmente com a pandemia, a demanda de internet aumentou muito e, agora, os professores poderão retomar suas atividades on-line daqui”, lembrou o presidente da Acic, Henrique Sales Rosica.

Conheça a Acic

A Associação Catarinense para Integração do Cego (Acic) é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, que tem como missão a inclusão das pessoas com deficiência visual na sociedade.

Atua com pessoas cegas e com baixa visão de todas as faixas etárias, atendendo nas áreas de habilitação, reabilitação, profissionalização, cultura, esporte e lazer.

Para conhecer mais e saber como se voluntariar você pode acessar o site https://acic.org.br/.