Os alunos dos ensinos médio, técnico e dos cursos de graduação da Satc, têm uma nova oportunidade de bolsa de estudo. A Fundação de Apoio a Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc) abriu edital para seleção de bolsas de pesquisa para alunos carentes (famílias cuja renda familiar não exceda a um salário mínimo e meio per capita) e que se interessem em realizar pesquisas em diversos segmentos que busquem a valorização do carvão mineral.
satc
Ao todo serão disponibilizadas duas bolsas para alunos de ensino médio, 13 bolsas para alunos de ensino técnico e 22 bolsas para alunos de graduação. Os alunos que participarem dos projetos de pesquisa, deverão possuir disponibilidade de quatro horas para atuarem na pesquisa.
Os projetos disponibilizados serão coordenados pelo engenheiro Luciano Dagostin Bilessimo. “Os recursos disponíveis para bolsa são provenientes da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM), que é um recurso que incide sobre a exploração de carvão mineral, destinado a Santa Catarina e aplicado pelo estado, em conta específica na Fapesc”, explica Bilessimo.
O edital para inscrição e os documentos necessários para a inscrição e solicitação das bolsas já estão disponíveis no Portalsatc.com. A entrega da documentação necessária ocorre nos dias 9 e 10/12. Todos os documentos deverão ser entregues na sala da assistência social da Satc.
– Cópia do CPF e RG (de todos que residem com o aluno)
– Cópia da Carteira de Trabalho de todos que residem na casa de 18 anos em diante, das seguintes  páginas: qualificação civil, último contrato de trabalho e página que segue em branco após o último contrato de trabalho.
– Conta de Energia (atualizada)
– Folha de pagamento do último mês de quem é registrado em carteira (18 anos em diante)
– Declaração de carência economica (registrada em cartório) – modelo SATC
– Declaração de Trabalhador Autônomo para quem faz “bicos” (18 anos em diante – registrada em cartório) – modelo SATC
– Declaração de que Não exerce atividade remunerada para todos os desempregados (18 anos em diante) – modelo SATC.
Fonte: Portal SATC