Dos 18 finalistas do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia & Inovação – Professor Francisco Romeu Landi, que estão divididos em seis categorias, três são representantes de Santa Catarina. O resultado final será conhecido nesta quinta-feira, 9, durante uma cerimônia de premiação em Foz do Iguaçu-PR, a partir das 10h, com transmissão pelo YouTube da instituição.  

O Prêmio é uma iniciativa do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), com patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI). Será concedido a pesquisadores(as) que tenham se destacado em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, cujos resultados produziram conhecimento e beneficiaram, direta ou indiretamente, o desenvolvimento e o bem-estar da população brasileira. Também será dado a profissionais de comunicação que, por meio do jornalismo científico, contribuíram para a aproximação entre a CTI e a sociedade.

O Prêmio foi dividido em duas etapas: Estadual e Nacional. Entre os meses de junho a outubro, as FAPs realizaram as etapas estaduais em formatos próprios para seleção dos candidatos(as) em cada categoria/subcategoria, para concorrerem à Etapa Nacional. Cada FAP indicou um(a) candidato(a) em cada categoria/subcategoria para a Etapa Nacional do Prêmio Confap.

Os representantes catarinenses foram indicados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) por meio de um edital voltado às instituições catarinenses. Dos seis selecionados em Santa Catarina, três tornaram-se finalistas: Felipe Dal Pizzol, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), na categoria Pesquisador Destaque – Ciências Exatas; Aloisio Nelmo Klein, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na categoria Pesquisador Destaque – Ciências da Vida; e Eonir Teresinha Malgaresi, jornalista da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), na categoria Profissionais de Comunicação. 

“O prêmio é extremamente relevante para cada um dos estados da federação e para o Confap. Nosso objetivo é reconhecer aqueles profissionais que trabalham e que fazem a diferença através das suas ações em prol do ecossistema de CTI”, afirmou o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen. “A Fapesc está muito orgulhosa com os representantes do Estado de Santa Catarina, que foram e que competiram na etapa nacional. Dos nossos seis representantes, três deles estão entre os finalistas. Para nós é motivo de muito orgulho e alegria poder comemorar com nossos pesquisadores e profissionais que atuam na área da CTI. Estamos torcendo pelas conquistas que trarão para Santa Catarina.” 

Conheça um resumo da trajetória dos pesquisadores: 

Felipe Dal Pizzol 
Finalista da categoria Pesquisador(a) Destaque – Ciências da Vida (Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *