A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) abriu dois editais para selecionar sete novas unidades que farão parte das instituições aptas a desenvolverem projetos de inovação industrial em parceria com empresas. As cartas de manifestação de interesse devem ser enviadas pelos interessados até 14 de setembro, na primeira chamada pública, e 21 de setembro, na segunda.
embrapii logo

Para participar do processo, as instituições interessadas deverão preparar um plano de ação para comprovar a capacidade técnica em desenvolver projetos na área. O primeiro edital será voltado à seleção e credenciamento de até duas unidades nas seguintes áreas: biodispositivos e biosensores; bioengenharia e implantes; biomateriais; biologia sintética; biotecnologia ambiental; bioquímica de renováveis; e biofármacos e farmoquímicos. Já a segunda chamada será para seleção de até cinco unidades em qualquer área tecnológica.

Uma banca de consultores selecionados pela Embrapii irá avaliar as propostas, além de realizar visitas às instituições concorrentes. Entre os pré-requisitos está a comprovação de contratação de R$ 5 milhões de recursos de empresas, na chamada 1, e R$ 7 milhões, na chamada 2, em projetos nas áreas de competência no período entre 2012 a 2014. A previsão é que o resultado final do primeiro edital seja divulgado no final de dezembro deste ano e da outra chamada pública, por ser uma seleção mais ampla, no fim de fevereiro de 2016.

Entidade

A Embrapii atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. O financiamento da instituição obedece a seguinte regra geral: a Embrapii investe até 1/3 das despesas das unidades com projetos de PD&I, enquanto o restante é dividido entre a empresa parceira e a unidade.

Para mais informações sobre os dois editais, acesse este link.

Fonte: Agência Gestão CT&I, com informações da Embrapii