A partir desta semana quem passar pela sede da Epagri, na capital, pode conhecer um pouco mais sobre as florestas catarinenses na exposição itinerante “Nossas Florestas”, organizada pelo IFFSC (Inventário Florístico-Florestal de Santa Catarina). Segundo a engenheira florestal da instituição, Manoela Drews Aguiar, a mostra visa apresentar ao público leigo, de uma forma mais clara e simples, o resultado de anos de pesquisa que avaliou a quantidade e a qualidade das florestas que ainda restam em nosso Estado.
exposição_nossas-florestas_IFFSC_2- epagri
A exposição conta com 21 banners com fotos das espécies identificadas, informações sobre o uso medicinal ou ornamental dos recursos encontrados, dados sobre os resultados do projeto alcançados até agora, além de objetos – como equipamentos utilizados pelos pesquisadores -, mostra de espécies coletadas e publicações geradas. Manoela destaca que, com essas informações, o público tem a compreensão de como pode auxiliar na preservação ou até mesmo na recuperação das florestas perto de sua casa.
exposição_nossas-florestas_IFFSC_1- epagri
A mostra é autoexplicativa e possui um guia impresso para auxiliar os visitantes. O público pode ainda fazer o download desse guia no celular através do gerador de código QR, caso tenha o aplicativo instalado em seu aparelho. A exposição fica na Epagri até 9 de março e vai seguir para outras instituições catarinenses.
Até o dia 26 de março a exposição estará alojada no Hall de entrada da Epagri, e depois desta data ela segue para o hall dos fundos.  A exposição ficará na Epagri mais tempo do que tem estado nos outros locais devido às comemorações de 40 anos de pesquisa e 60 anos de extensão da entidade. Durante o evento, programado para 7 de março, a sede da Epagri em Florianópolis receberá diversas autoridades e diretores regionais que poderão ver os resultados do projeto de perto.
O Projeto Inventário Florístico-Florestal de Santa Catarina é uma iniciativa do governo estadual com objetivo de inventariar os remanescentes florestais do estado e gerar uma base de dados para desenvolver a política florestal para Santa Catarina. É realizado desde 2007 pela FURB com recursos da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) em parceria com Epagri, UFSC e Udesc.
Serviço:

Fonte: Epagri, com adaptações da FAPESC