Está aberta a chamada de Apoio aos Grupos de Pesquisa da UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), realizada em parceria com a FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). A submissão das propostas na Plataforma Fapesc pode ser efetivada até o dia 22 de fevereiro de 2016. O edital está disponível para consulta neste link.
Pode concorrer à Chamada Pública o Grupo de Pesquisa (GP) que estiver cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Cada GP pode submeter apenas uma proposta, não podendo ter sido aprovada pelos editais de pesquisa da UFFS ou de outras agências de fomento. Conforme o Acordo de Cooperação assinado pelas duas instituições em 2015, o aporte financeiro é de R$ 500 mil , sendo R$ 250 mil da FAPESC, envolvendo custeio e capital, e contrapartida da UFFS de outros R$ 250 mil, em bolsas de iniciação científica para estudantes de graduação.
A divulgação dos projetos aprovados deve acontecer em abril, no site da FAPESC. De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Trevisol, “este edital é uma parceria inédita com a FAPESC. Iniciamos a sua construção em 2014, a partir de uma firme disposição da Presidência da Fapesc e da Reitoria da UFFS em apoiar a iniciativa. O edital tem um propósito claro: fomentar a pesquisa institucional desenvolvida no âmbito dos GPs e nos programas de pós-graduação”.
Os projetos serão desenvolvidos num período de 24 meses, planejados e implementados por um grupo de pesquisadores. “Este não é um edital para projetos individuais. Visa desafiar os grupos de pesquisa a trabalharem em conjunto, em torno de uma agenda de pesquisa comum e consistente. Docentes pesquisadores e estudantes bolsistas trabalharão durante dois anos no mesmo projeto, na produção de conhecimento e na publicação dos resultados”, entende Trevisol.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UFFS, adaptado