O livro infantil “A descoberta das pequenas coisas” ganha versões em inglês, alemão e espanhol

O livro infantil “A descoberta das pequenas coisas”, desenvolvido pelo grupo de pesquisa MIND.Funga com apoio da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  (Capes) está disponível nas versões inglês, alemão e espanhol, além da versão original em português.

>>> Versão em português.
>>> Versão em inglês.
>>> Versão em espanhol.
>>> Versão em alemão.

O projeto

O grupo Mind.Funga foi selecionado pelo edital da SBPC Santa Catarina para participar da ação “SBPC Vai à Ascola” e nessa ação produziu um livro infantil (clique em uma das capas para baixar o ebook em sua língua de preferência) que conta a história de uma menina curiosa chamada Olívia que faz uma grande descoberta: encontra um fungo que transforma formigas em “zumbis”. Olívia fala com a tia, que a leva para uma Universidade para encontrar um especialista, que afirma que que a descoberta dela se trata de uma nova espécie. O livro é interativo: Olívia convida o leitor a dar um nome ao fungo, e o o ciclo de vida desta espécie é um jogo de perguntas e respostas, sendo que cada resposta certa avança no ciclo de vida do fungo e da formiga.

Os livros serão distribuídos na rede de ensino da região de Urubici/SC e dos municípios em torno do Parque Nacional de São Joaquim, fornecendo material aos professores trabalharem a atividade da nomenclatura científica de espécies recém descobertas. Além disso, estamos organizando um concurso cultural entre os alunos da rede e toda a comunidade para decidir qual será o nome de uma nova espécie de fungo que encontramos durante nossas expedições de pesquisa na Serra Catarinense.

Conheça mais sobre essa nova parceria entre MIND.Funga/MICOLAB/UFSC e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) nos vídeos abaixo: