A Fundação Bill & Melinda Gates está com inscrições abertas até 9 de novembro para a 18ª rodada de seu programa Grand Challenges Explorations (GCE). O GCE oferece 100 mil dólares a inovações tecnológicas e científicas em saúde, agricultura e desenvolvimento capazes de solucionar graves problemas mundiais. Mais de 1229 projetos em 65 países já foram financiados, dez deles no Brasil. O mais recente é um teste rápido de HPV idealizado pelo pesquisador José Humberto Fregnani, do Hospital de Câncer de Barretos (SP).
No Grand Challenges Explorations, qualquer pessoa pode enviar projetos. Não é necessário anexar currículo, referências nem resultados prévios. A seleção é baseada exclusivamente na qualidade da proposta, que deve ser inovadora, e no seu potencial para resolver grandes desafios globais. São aceitos projetos de candidatos de qualquer área ou organização, incluindo universidades, laboratórios, institutos de pesquisa, ONGs e empresas privadas. Para participar, basta descrever sua ideia em inglês em duas páginas.
Os desafios desta rodada são:

As soluções mais inovadoras e de maior impacto recebem 100 mil dólares. Se o projeto for bem-sucedido, é possível aplicar para um financiamento adicional de 1 milhão de dólares. No Brasil, uma parceria com 17 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) garante um aporte adicional de 50.000 a 100.000 dólares a inovadores desses 17 estados que tiverem suas ideias selecionadas pelo programa.

Teste rápido de HPV do hospital do Câncer de Barretos é um dos dez projetos brasileiros já apoiados

Como se inscrever

1. Leia cuidadosamente os desafios propostos: é muito importante certificar-se de que seu projeto se encaixa perfeitamente nos tópicos. Propostas fora dos temas não serão consideradas.
2. Baixe o formulário de inscrição: todas as propostas devem ser preenchidas online e em inglês. Não é necessário apresentar dados preliminares. Demonstre em duas páginas que sua ideia é inovadora, os impactos que ela pode gerar e como será aplicada. Clique aqui para acessar dicas de como preencher a proposta.
3. Crie uma conta em: https://gce.gatesfoundation.org/, inscreva um desafio e envie sua proposta pelo site.
Fonte: Bill & Melinda Gates Foundation