Programa Inovatur encerra primeira edição com evento para apresentação de startups a investidores

A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc) e a empresa Gestalt Open Innovation realizaram, nesta terça-feira (13), o Demoday Inovatur, evento que marcou o encerramento da primeira edição do Programa Inovatur. A iniciativa recebeu investimento do Governo do Estado no valor de R$ 300 mil para apoiar projetos inovadores no turismo.

– Chegamos à etapa final do Inovatur, um programa de muito sucesso, sintonizado com o pujante ecossistema de inovação de Santa Catarina. Por meio desse programa também avançamos nas parcerias com a Fapesc, Univali e Gestalt. A ideia da Santur é seguir  fomentando o turismo voltado para a tecnologia. E vamos avançar ainda mais com uma nova etapa que, será em breve anunciada, com um aporte de recursos ainda mais robusto – disse o presidente da Santur, Renê Meneses.

No Demoday Inovatur, transmitido pelo canal da Santur no Youtube, cada uma das 13 startups selecionadas no programa tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos a investidores e consultores convidados para o evento. Entre os convidados estavam representantes da Bridge 101 Aceleradora, Wakalua, Sebrae-SC e Uniinova – Incubadora Tecnológica Empresarial da UNIVALI.

O Inovatur foi lançado em setembro do ano passado para incentivar os segmentos turísticos a avançar no quesito inovação e fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras e novas empresas. Por meio de um processo seletivo foram escolhidas 13 iniciativas de seis regiões turísticas do estado e de diferentes segmentos, como gastronomia, turismo de aventura, agroturismo, cicloturismo e camping, promoção de atrativos e serviços turísticos. 

Conforme explanou a diretora de Estudos e Inovação da Santur, Luana Emmendoerfer, o Programa foi desenvolvido em duas fases. Na primeira foi realizado o processo seletivo, que contou com 32 inscrições e resultou nas 13 propostas selecionadas, de seis regiões turísticas de Santa Catarina. No segundo momento, foram promovidos dois webinars e produzida uma série de podcasts com a participação dos proponentes e especialistas em inovação e turismo, com o objetivo de identificar as necessidades do setor e promover a aproximação com o ecossistema de inovação.