200 anos do nascimento de Fritz Müller: cientista da natureza e orgulho catarinense

Conheça a trajetória de um dos maiores cientistas brasileiros do século XIX, o alemão naturalizado brasileiro que viveu 45 anos em Santa Catarina e ajudou Charles Darwin a revelar os segredos das evolução das espécies e o conceito inovador da seleção natural no cenário internacional.

Fritz Müller do ponto de vista de especialistas

Para comemorar o bicentenário de Fritz Müller, o coordenador científico do Grupo Desterro Fritz Müller/Charles Darwin – 200 anos, Mário Steindel, e o pesquisador e administrador Sylvio Zimmermann Neto escrevem sobre as contribuições do naturalista que projetou Santa Catarina e o Brasil no cenário mundial.

Os desafios enfrentados por mulheres pesquisadoras

Professora da UFSC, Débora Peres Menezes, a primeira mulher eleita para presidir a Sociedade Brasileira de Física, fala sobre a importância da presença feminina em cargos de destaque, as causas do afastamento das jovens estudantes das áreas de exatas e o machismo no cotidiano acadêmico.

Investidor Anjo: entenda quem pode se beneficiar

Você é uma pessoa empreendedora, com ideias inovadoras e vontade de crescer? Nesta matéria, aprenda o passo a passo para receber aporte financeiro, mentorias e rede de contatos e dar o pontapé inicial no seu negócio, complementar alguma ação importante ou ainda avançar no mercado.

Pesquisador da Unesc lidera estudos sobre coronavírus

Conheça o professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense Felipe Dal Pizzol, integrante da lista dos 100 mil cientistas mais influentes do mundo e um dos principais médicos que atuam na linha de frente no combate à pandemia, responsável por pesquisar pacientes infectados.

Ciência, tecnologia e inovação em imagens

Do lock down à chegada das primeiras vacinas em Santa Catarina, a crônica visual do fotojornalista Ricardo Wolffenbüttel sobre a pandemia de coronavírus em 2021, uma reportagem fotográfica sobre o cenário catarinense.

Uniarp comemora 50 anos de história no Meio-Oeste

Conheça a história da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, a instituição que começou pequena, com 150 estudantes, e hoje celebra sua história ao lado de mais de 5 mil estudantes distribuídos em 30 cursos de graduação e pós-graduação em Caçador e Fraiburgo.

Tese analisa Programa de Ações Afirmativas da UFSC

Pesquisa desenvolvida por Schirlei Russi Von Dentz, no Programa de Pós-Graduação em Educação, compara dados de estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina antes e depois da implantação do sistema de cotas na instituição.

Professor populariza a neurociência na internet

Com bom humor e utilizando uma linguagem didática, o pesquisador Andrei Mayer montou um estúdio de gravação no quarto da sua casa, em Florianópolis, para divulgar pesquisas científicas nas redes sociais e popularizar a ciência.

Tecnologia catarinense estreia na Antártica

Empresa com sede em Palhoça, na Grande Florianópolis, instala primeira estação meteorológica 100% nacional no Continente Gelado e transmite dados ambientais via satélite para projeto da Universidade Federal de Viçosa.

Conheça a trajetória de 25 anos de atuação da Fapesc

Criada em 1997 para apoiar a ciência e a tecnologia no Estado, desde 2011 a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, que comemora aniversário dia 9 de janeiro, incorporou a inovação em seu nome e DNA.

Startup incentiva empreendedorismo infantil

As irmãs e psicólogas Cássia e Marina Cavalli transformam histórias em lições de empreendedorismo e incentivam crianças no processo de autoconhecimento por meio de livros interativos, com game e realidade aumentada.

Unoesc inaugura Centro Arqueológico em Joaçaba

O novo espaço resgata o modo de vida de grupos indígenas que habitaram a região do Meio-Oeste catarinense e conta com um acervo de 11 mil peças composto por pontas de flechas, maceradores de grãos e cerâmicas.