Cinco startups catarinenses participam, no dia 10 de outubro, em Berlim, da etapa final do AdMaCom (Advanced Materials Competition), programa de aceleração organizado pela rede internacional INAM (Innovation Network Advanced Materials). Juntamente com outras duas startups brasileiras, elas integram um grupo de quinze empresas oriundas de vários países, que foram selecionadas para um ciclo de aceleração de seis semanas em Berlim. Entre as catarinenses, três são oriundas do Programa Sinapse da Inovação SC – iniciativa da Fundação CERTI viabilizada pela FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina)— NanoScoping, PackID e Due Laser. As demais são Alkimat, incubada no Inaitec (Palhoça), e ETAX, de São Bento do Sul.

admacom
Abertura do programa AdMaCom, realizada em agosto, em Berlim. Divulgação/CERTI

 
No final de agosto, durante o evento de lançamento do programa de aceleração, as quinze startups concorrentes apresentaram suas tecnologias, aplicações e principais desafios para grandes empresas parceiras do programa.
Durante o ciclo de aceleração, as startups receberam treinamentos, assim como orientações de negócios e tecnologia para desenvolver produtos e soluções inovadoras. Também realizaram visitas técnicas e discutiram oportunidades de negócios com as empresas parceiras. Nestas últimas seis semanas, o desempenho das empresas competidoras foi avaliado e as melhor qualificadas estão concorrendo a premiações.
No dia 10 de outubro, que marca o encerramento do AdMaCom, uma banca de jurados irá oferecer, em dinheiro e serviços, prêmios no valor de 30 mil euros para as vencedoras. Além disso, as startups farão contato com investidores, corporações internacionais, fornecedores de materiais e desenvolvedores de aplicativos que estarão presentes no evento final.
Fonte: Assessoria Fundação CERTI