A compilação das contribuições para o progresso da Ciência, Tecnologia e Inovação no estado, obtidas em variados pontos do território catarinense, será apresentada em Joinville, no dia 13 de novembro, durante o Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação. Este documento-síntese vem sendo construído desde 17 de outubro, quando a primeira etapa regional da Conferência Estadual de CTI teve lugar na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).
banner inscriçõesO Departamento de EGC (Engenharia e Gestão do Conhecimento) desta instituição está organizando as reuniões em cada etapa. Elas são divididas em dois momentos: um aberto ao público – mediante inscrições pelo portal da V CECTI – e outro, fechado aos que também preencheram o Questionário de Avaliação CTI Regional no mesmo portal. Os participantes desses eventos fechados separam-se em sete grupos para responder a perguntas-referência ligadas a pesquisa, desenvolvimento e mercado, entre outras.
“Esses grupos passam a propor ações que podem resultar em políticas. O dia acaba com a reunião de todos os grupos para recolher ações que vão formar um documento da regional”, explica o Prof. Roberto Pacheco, do EGC. Essa metodologia será seguida no dia 3 de novembro, quando a UNIVALI sedia a conferência em Itajaí, e em 6 de novembro, na UDESC de Lages.
“Esperamos reunir empresários, docentes, pesquisadores, representantes de órgãos públicos e da sociedade para refletirem sobre o estado atual e as oportunidades de avanços no sistema de CTI regional”, comenta César Zucco, diretor técnico-científico da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), promotora do evento. São apoiadores: o Instituto Stela, a ALESC, a FIESC e o EGC.
Abaixo a lista completa das anfitriãs:
Florianópolis – Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC eInstituto Federal de Santa Catarina – IFSC
Chapecó – Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó e Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS
Itajaí – Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI
Criciúma – Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC
Jaraguá do Sul – Instituto Jourdan
Lages – Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC
Joinville – Sociedade Educacional de Santa Catarina – SOCIESC
cronograma
Confira mais informações sobre a Conferência
Fonte: Assessoria de Comunicação da FAPESC